Os testes para detectar a Covid-19 foram ampliados em Belo Horizonte. Agora, pacientes com sintomas de doenças respiratórias e também que são do grupo mais vulnerável da doença passarão por exames nos centros de saúde.
Na ampliação, que teve início na segunda-feira, as amostras para os testes sorológicos, ou testes rápidos, serão colhidas de pacientes com sintomas gripais e com comorbidades nos Centros de Saúde, a partir do oitavo dia após o início dos sintomas. As pessoas com resultado positivo serão orientadas sobre o isolamento social e acompanhadas por equipe de saúde, por meio de telemonitoramento.
Exames também estão sendo realizados nos usuários dos Centros de Referência em Saúde Mental e moradores dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), com sintomas respiratórios.
Segundo a PBH, já foram realizados 71 mil testes para detecção do novo Coronavírus na pandemia. Destes, são aproximadamente 55 mil testes RT-PCR e 16 mil testes rápidos. A proporção é de 29 mil testes por 1 milhão de pessoas.