A previsão para a normalização de entrega do medicamento teriflunomida, que é usado no tratamento de esclerose múltipla, só deve acontecer no final deste mês. O remédio é distribuído por pacientes no Farmácia de Minas. Ele é adquirido pelo Ministério da Saúde e repassado para a Secretaria de Estado de Saúde.
A denúncia da falta do medicamento foi feito por um ouvinte da Rádio 98fm. Por meio de nota, enviada nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde afirmou que a falta do remédio é devido a alta demanda.
No documento o órgão diz que "houve um crescimento na demanda do medicamento teriflunomida 14 miligramas (mg) na rede SUS". "O medicamento é uma tecnologia recém incorporada e o único administrado por via oral aos pacientes em 1ª linha de tratamento para esclerose múltipla e vem sendo a preferência dos prescritores", informou.
O Ministério da Saúde afirmou que deu início a um novo processo de aquisição e, como se trata de um medicamento que depende de importação, estima-se que ele esteja disponível até o fim deste mês.