98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Remédio em falta no Farmácia de Minas deve ser reposto só no fim do mês

Remédio em falta no Farmácia de Minas deve ser reposto só no fim do mês

Medicamento teriflunomida, que é usado no tratamento de esclerose múltipla, está em falta

Por João Henrique do Vale - Saúde05/06/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

 

A previsão para a normalização de entrega do medicamento teriflunomida, que é usado no tratamento de esclerose múltipla, só deve acontecer no final deste mês. O remédio é distribuído por pacientes no Farmácia de Minas. Ele é adquirido pelo Ministério da Saúde e repassado para a Secretaria de Estado de Saúde.

A denúncia da falta do medicamento foi feito por um ouvinte da Rádio 98fm. Por meio de nota, enviada nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde afirmou que a falta do remédio é devido a alta demanda.

No documento o órgão diz que "houve um crescimento na demanda do medicamento teriflunomida 14 miligramas (mg) na rede SUS". "O medicamento é uma tecnologia recém incorporada e o único administrado por via oral aos pacientes em 1ª linha de tratamento para esclerose múltipla e vem sendo a preferência dos prescritores", informou.

O Ministério da Saúde afirmou que deu início a um novo processo de aquisição e, como se trata de um medicamento que depende de importação, estima-se que ele esteja disponível até o fim deste mês.