98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Respiradores fabricados em Minas são homologados pela Anvisa

Respiradores fabricados em Minas são homologados pela Anvisa

Chamado de respirador pulmonar inteligente, o aparelho é mais barato. Entre os seu diferencial, está o funcionamento em rede, o que reduz o número de profissionais para operá-lo

Por João Henrique do Vale - Saúde03/08/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Foto: Tacom/Divulgação

Os respiradores criados pela Tacom, empresa sediada em Belo Horizonte, foram homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A resolução foi publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União (DOU). Os aparelhos, chamados de respirador pulmonar inteligente, foram financiados pela Federação da Indústria de Minas Gerais (Fiemg), e têm baixo custo. Eles serão essenciais no tratamento de pacientes infectados pela Covid-19. 

Uma das características do respirador é o funcionamento em rede, o que reduz o número de profissionais necessários para operar o aparelho. O equipamento permite, ainda, a queima do ar expirado pelo paciente, o que reduz a contaminação em ambiente hospitalar.

O valor do produto é um dos mais baratos do mercado mundial, que sofre com a falta e os preços abusivos de insumos necessários para o combate do novo coronavírus

Serão distribuídos 5 mil aparelhos para todo o Brasil. Deste total, 1,2 mil serão doados pela Fiemg para Minas Gerais. A expectativa é que os primeiros 400 respiradores já sejam entregues até o fim desta semana.