98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Respiradores ociosos são consertados e poderão voltar ao uso em Minas

Respiradores ociosos são consertados e poderão voltar ao uso em Minas

O secretário informou ainda que o governo providenciou a aquisição de cerca de mil respiradores, embora haja dificuldades com fornecedores

Por Fernando Motta - Saúde07/05/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O Governo de Minas informou na tarde desta quinta-feira (7) que os respiradores ociosos que foram coletados pela Polícia Militar ao longo de unidades de saúde do Estado foram consertados e poderão voltar ao uso no combate à pandemia da Covid-19.

O secretário Carlos Eduardo Amaral não mencionou qual foi o número de equipamentos que passaram por manutenção e disse que, a partir de agora, o governo irá entrar em contato com as instituições proprietárias para decidir qual será o destino dos equipamentos.

"Começaremos a entrar em contato com as instituições donas dos respiradores confirmando se elas efetivamente têm interesse que este respirador retorne à instutuição, ou se dentro do nosso plano de contingência macro-regional, se essas instituições estão pensando em encaminhar esses respiradores para um outro local", explicou.

Segundo Amaral, o Estado tem hoje 4.650 equipamentos de respiradores vinculados ao SUS, destinados aos diferentes tipos de tratamento. Desses, 2.100 estão ativos em Unidades de Terapia Intensiva.

O secretário informou ainda que o governo providenciou a aquisição de cerca de mil respiradores, embora haja dificuldades com fornecedores. "Há uma demanda mundial pelo equipamento", disse.

Além disso, Amaral disse que a secretaria está abriu um chamamento de licitação para compra de outros respiradores.