98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Saiba mais sobre a síndrome em crianças que tiveram Covid-19; Minas apura casos

Saiba mais sobre a síndrome em crianças que tiveram Covid-19; Minas apura casos

No território mineiro, seis casos de síndrome inflamatória Multissistêmica Pediátrica estão sendo investigados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG)

Por João Henrique do Vale - Saúde12/08/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Crianças e adolescentes que foram infectados pela Covid-19 podem desenvolver uma nova síndrome. Em Minas Gerais, estão sendo investigados seis casos suspeitos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). De acordo com a pasta, as notificações passaram a ser compulsórias a partir de julho.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia emitido um alerta mundial aos pediatras relatando a identificação da condição clínica. As manifestações são  similares à síndrome de Kawasaki. Entre os sintomas mais frequentes estão febre persistente acompanhada de um conjunto de sintomas como pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos, comprometimento respiratório, entre outros.

Por meio de nota, a SES afirmou que são seis casos em investigação no território mineiro. "A síndrome inflamatória Multissistêmica Pediátrica  é uma nova situação clínica, que está ocorrendo em crianças e adolescentes, portanto, não era passível de notificação. A partir de 20/07/2020 foi iniciada a notificação sentinela dos casos", disse a pasta.

A Secretaria tem orientado municípios e serviços de saúde para realizar a notificação de qualquer caso suspeito. A pasta destacou que a avaliação desses das notificações segue uma recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde (MS).

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.