98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Secretaria de Saúde acompanha três notificações de reinfecção por Covid-19 em MG

Secretaria de Saúde acompanha três notificações de reinfecção por Covid-19 em MG

Secretário Carlos Eduardo Amaral disse, no entanto, que ainda não é possível confirmar os casos de reinfecção, já que pode ter ocorrido falha nos exames

Por Fernando Motta - Saúde08/09/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A Secretaria de Saúde acompanha três notificações de possíveis reinfecções pela Covid-19 em Minas. A informação foi repassada pelo secretário Carlos Eduardo Amaral, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (8).

Segundo ele, os casos estão em Varginha, Contagem e Belo Horizonte. As notificações foram feitas após a Covid-19 ser detectada por teste RT-PCR ou por teste rápido, voltando a ter diagnóstico após 90 dias do primeiro caso.

No entanto, Amaral diz que ainda não é possível confirmar os casos de reinfecção. "Esses casos ainda estão em acompanhamento. Estamos fazendo toda uma checagem porque o número de reinfecção avaliados no mundo é muito pequeno ainda, confirmados só temos um caso até o momento. Ou seja, é importante que tenhamos muito cuidado, fazendo uma checagem muito bem feita, inclusive com avaliação dos exames que foram feitos anteriormente e com o exame atual", explicou.

Queda de notificações da SRAG

Amaral destacou que Minas passou a marca dos 200 mil casos recuperados da Covid-19 no boletim epidemiológico divulgado nesta terça. "Pra nós é importante esse número de casos recuperados. Isso mostra que nós já temos uma quantidade significativa de pessoas que passaram pela doença e tiveram uma boa evolução", disse.

O secretário também falou sobre a queda de notificações da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas semanas. Ele atribuiu a queda à melhora no perfil epidemiológico da Covid-19, mas também por diminuição da circuração do Influenza.

"A SRAG não é sinônimo da Covid. Temos vários outros vírus que circulam no inverno. À medida que for passando o inverno, a temperatura for subindo, temos uma tendência à redução da notificação das SRAGs", explicou.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.