98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Secretaria de Saúde admite subnotificação de um para cada 10 casos em Minas

Secretaria de Saúde admite subnotificação de um para cada 10 casos em Minas

Segundo o subsecretário Dario Ramalho, dentro de uma lógica de vigilância válida para qualquer patologia e em qualquer momento, é natural supor que tenha algum grau de subdetecção

Por Fernando Motta - Saúde26/05/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O subsecretário em Vigilância e Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Dario Ramalho, admitiu em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (26) que pode haver subnotificação e que o governo trabalha com uma estimativa de um para cada 10 casos da Covid-19.

Segundo ele, dentro de uma lógica de vigilância válida para qualquer patologia e em qualquer momento, é natural supor que tenha algum grau de subdetecção.

"Para qualquer patologia, existem inúmeras pessoas lá fora que nós não temos capacidade de ter o diagnóstico de todas elas", disse.

O subsecretário afirmou em casos de doenças com sintomas mais graves, como, por exemplo a febre amarela, a subnotificação poderia ser menor. Mas como há casos assintomáticos da Covid-19, a subnotificação é maior.

Dario afirmou ainda que, por ter menos casos graves, Minas Gerais fez menos testes em comparação a outros Estados brasileiros.