98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Secretaria de Saúde de Minas projeta pico dos casos de Covid-19 para começo de maio

Secretaria de Saúde de Minas projeta pico dos casos de Covid-19 para começo de maio

"Estamos retardando o avanço da Covid-19 em Minas Gerais e isso se deve ao apoio da população no isolamento (social)", disse o secretário

Por Da redação - Saúde09/04/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais projeta que o pico de Covid-19 no estado deve ocorrer nos dias 4 e 5 de maio, e não mais no fim de abril. O estado já teve 14 óbitos confirmados e 614 casos de Coronavírus. Outras 97 mortes ainda estão sob em investigação.

Nota-se um aumento elevado da procura pelos hospitais no estado depois de um mês da primeira confirmação de Coronavirus em Minas Gerais. De acordo com a Secretaria, existe uma elevação de 271% no número de hospitalizações por doenças respiratórias nas primeiras semanas de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. O destaque são os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

A Secretaria de Saúde do Estado ainda reconheceu que os movimentos para isolamento social feitos pela população surtiram efeito no combate ao Coronavírus. “As projeções atuais apontam que o pico de acometimento da população, que antes estava previsto para o fim de abril, agora tem como previsão o dia 4 ou 5 de maio, ou seja, estamos retardando o avanço da Covid-19 em Minas Gerais e isso se deve ao apoio da população no isolamento (social)”.

Secretário de Saúde pede 'bom senso' à população para feriado em Minas

Em coletiva de imprensa na tarde dessa quarta (8), o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, pediu “bom senso” à população para a páscoa e para o feriado de Sexta-feira da Paixão. O secretário além indicar que há sinais do adiamento do pico da COVID-19, disse também que estuda o fim do isolamento.

De acordo com ele, as projeções para a escalada da doença estão se mais longas e a previsão tem mudado “Estamos nos distanciando do pico projetado com apoio dos mineiros”, disse o secretário. 

O Secretário ainda disse “Vamos ter feriado, é difícil ficar em casa, mas temos que ter bom senso”. “Não saia de dentro de casa sem os cuidados necessários nem façam qualquer tipo de aglomeração”.