98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Secretaria de Saúde fala em 'tendência de estabilidade nos leitos' em MG

Secretaria de Saúde fala em 'tendência de estabilidade nos leitos' em MG

"Há uma tendência de não termos aquele pico de risco de desassistência", disse o secretário Carlos Eduardo Amaral

Por Fernando Motta - Saúde20/07/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O secretário de Saúde Carlos Eduardo Amaral disse em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (20) sobre o momento de platô em Minas Gerais. Segundo ele, a pasta acredita que há uma tendência de estabilidade na ocupação de leitos no Estado.

Segundo ele, o principal objetivo do Estado era buscar uma redução das taxas de transmissão de forma que nós não houvesse uma explosão do número de casos e óbitos por desasistência, ou seja, um número tão grande de pessoas doentes num espaço de tempo muito curto, de forma que a capacidade assistencial do Estado não desse conta. "Há uma tendência de não termos aquele pico de risco de desassistência", disse o secretário.

Ele disse ainda que somente quando Minas tiver um número significativo de pessoas que contraíram a doença, é que haverá o momento chamado de de "imunidade de manada". "Aí sim a transmissão entre as pessoas da doença começará a diminuir significativamente", disse Amaral.

Vacinas

O secretário também falou sobre os testes de vacinas contra a Covid-19. Segundo ele, todas as vacinas, depois de validadas - depois de passar por todo processo científico - precisam passar por um processo de produção.

"Essa vacina testada aqui em Minas é uma das mais promissoras. Ela confirmando sua eficácia, ainda vai demorar um pouco para que se tenha uma produção numa escala tal para que todo mundo possa receber", avaliou.