98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Secretaria de Saúde nega que MG esteja numa tendência à segunda onda da Covid-19

Secretaria de Saúde nega que MG esteja numa tendência à segunda onda da Covid-19

Quatro macrorregiões do Estado regrediram no programa Minas Consciente, mas o secretário Carlos Eduardo Amaral afirmou que medida serve de alerta e não houve "explosão de casos"

Por Fernando Motta - Saúde19/11/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (19), o Secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral disse que Minas Gerais passa por um momento de "flutuações" da epidemia da Covid-19, mas avaliou que "um pequeno aumento não significa uma tendência".

Amaral disse que não há evidências de que o Estado passa por uma segunda onda da doença.

Atualmente, Minas está na 44ª semana epidemiológica. Amaral afirmou que os dados mostram que a partir da 27ª semana, quando se atingiu o pico da doença em Minas, o contágio foi diminuindo. "É possível que nós atinjamos uma base e flutue nessa base", disse o secretário.

Nesta quinta-feira (19), após aumento de 11% da incidência da COVID-19 nos últimos 14 dias em Minas, quatro macrorregiões do Estado regrediram para fases mais restritivas do programa Minas Consciente.

As regiões Nordeste e Leste passaram para a Onda Vermelha, na qual somente os serviços essenciais estão autorizados a funcionar. Já as regiões Leste do Sul e Sudeste retornaram para a Onda Amarela, que permite a abertura de alguns serviços não essenciais.

Amaral disse que, apesar das ações restritivas, não houve "explosão de casos" nessas regiões. Segundo ele, a medida serve como um alerta de que "é preciso tomar cuidado".

Vacina

Questionado sobre as vacinas, Amaral disse que a SES-MG está alinhada ao Ministério da Saúde e nenhum imunizante será adquirido pelo Estado fora do Progama Nacional de Imunização. Segundo ele, o Ministério repassará as vacinas aos Estados, que serão responsáveis pelo plano de distribuição.

Ele revelou que já há um planejamento de logística envolvendo a Polícia Militar para fazer a distribuição aos municípios.