Carregando...

Saúde

Taxa de transmissão em MG: 10 doentes transmitem a Covid a pelo menos 14 pessoas

Segundo secretário de Saúde de Minas, a taxa chamada de R Zero subiu de 1,24 para 1,42 no Estado

Por Da redação

A taxa de transmissão da Covid-19, chamada de R Zero, subiu em Minas Gerais, segundo informação divulgada pelo Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em coletiva à imprensa na tarde desta segunda-feira (1º).

Segundo o secretário, Minas está com a R Zero subiu de 1,24 para 1,42. Isso significa que cada doente transmite a Covid-19 para 1,42 pessoas. Nesse patamar, 10 pessoas infectadas podem transmitir a doença a pelo menos outros 14 indivíduos.

A R Zero é a taxa utilizada por equipes médicas para avaliar se a pandemia está acelerando ou diminuindo no Estado. Quando o indicador está abaixo de 1, há indícios de desaceleração da pandemia. 

Caso o índice ultrapasse a marca de 2, há indícios de crescimento exponencial da doença. O estado chegou a registrar taxa de contágio de 3,5, antes que fossem tomadas medidas de isolamento social.

Com a taxa atual, a previsão do secretário é de que o pico da Covid-19 aconteça em Minas em meados de julho, por volta do dia 19, quando pode haver entre 2.000 e 2.500 contaminações em um único dia.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais