98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Técnica de enfermagem de 57 anos é a primeira vacinada em Minas

Técnica de enfermagem de 57 anos é a primeira vacinada em Minas

Além de Maria Bonsucesso, outros quatro funcionários do Hospital Eduardo de Menezes foram vacinados nesta noite. Governador Zema disse que doses serão encaminhadas aos municípios logo no amanhecer desta terça

Por Fernando Motta e João Henrique do Vale - Saúde18/01/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Cinco profissionais do Hospital Eduardo de Menezes formam o grupo dos primeiros vacinados contra a Covid-19 em Minas Gerais. A cerimônia foi realizada na noite desta segunda-feira (18), no aeroporto de Confins, com participação do governador Romeu Zema, logo após a chegada do avião com o carregamento de 577 mil doses.

A técnica de enfermagem Maria Bonsucesso, de 57 anos, foi a primeira vacinada no Estado. Logo depois ser imunizada, ela destacou o esforço dos profissionais de saúde durante a pandemia.

"Durante 10 anos eu venho trabalhando no Eduardo de Menezes. Eu aprendi que um ser humano tem que ser tratado com carinho. Esse último ano pra mim, foi diferenciado. Um ano que a gente lutou demais. Um ano que se veste uma roupa quente, e trabalha com ela, sem tomar sequer um copo d'água", contou.

A técnica de enfermagem, que é mais conhecida pelo apelido Sessé, ainda pediu que as pessoas não se descuidem e continuem usando a máscara e fazendo a higienização com álcool em gel.

Além dela, outros quatro funcionários do Hospital Eduardo de Menezes foram vacinados nesta noite. Desde março do ano passado, a unidade de saúde atende exclusivamente pacientes da Covid. São eles:

  • Thiago Libério - técnico em enfermagem
  • Adileia Pereira de Jesus Cardoso, de 52 anos  - enfermeira do CTI, 
  • Moisés Alves Senra, de 39 anos - fisioterapeuta respiratório no CTI
  • Teresa Gamarano Barros, de 37 anos - médica e coordenadora do CTI do hospital

"Se nós tivemos trabalho extra, eu diria que a carga deles foi muito maior que a nossa", destacou Zema.

Distribuição

Na cerimônia, o governador Romeu Zema disse que a distribuição para os municípios mineiros começará logo no amanhecer desta terça-feira. "Amanhã cedo, contando com apoio das nossas forças de segurança, vacinas estarão sendo distribuídas para as 28 regionais de saúde", disse.

A partir da chegada dos imunizantes nestes pontos, cada prefeitura é responsável por encaminhar um veículo até a unidade mais próxima para buscar as doses.

Vacinação

O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse que a vacinação pode começar ainda nesta terça-feira (19). "Nas cidades pólo, se tiverem condições, podem começar. Mas temos expectativa para quarta-feira todo estado vacinado", disse.

Ele lembrou que cada pessoa precisará de duas doses, com intervalo de aplicação entre 15 e 21 dias.

Amaral disse que o governo tem previsão de um volume grande de vacinas em fevereiro e ainda maior em março. "Hoje é o primeiro passo. Mas teremos uma vacinação longa e as pessoas devem continuar se cuidando", disse.