98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Testagem em massa começa a ser realizada em Belo Horizonte

Testagem em massa começa a ser realizada em Belo Horizonte

A expectativa da administração municipal é testar 30 mil pessoas por milhão de habitantes

Por João Henrique do Vale - Saúde19/05/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Profissionais de saúde das redes pública e privada começam a ser testados nesta terça-feira pela Prefeitura de Belo Horizonte. O trabalho é para verificar como está a circulação do vírus e a imunidade desses segmentos da população. A expectativa da administração municipal é testar 30 mil pessoas por milhão. As informações quanto à dinâmica da contaminação neste grupo ajudarão na tomada de decisões sobre o eventual retorno de atividades que não estão em funcionamento no município.

Na próxima etapa, serão testados os trabalhadores do transporte coletivo e, após, atendentes e caixas de supermercados, padarias, farmácias e drogarias da capital. Serão testadas pessoas com ou sem sintomas da doença, a partir de amostra de sangue, para verificar a presença de anticorpos desenvolvidos em resposta à infecção pela Covid-19.

A testagem será realizada por três vezes, com intervalo de 14 dias, para comparação da presença dos anticorpos e, por consequência, a intensidade de transmissão da doença nesses segmentos. 

O teste só será realizado nas pessoas que assinarem um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A coleta de dados e do sangue será realizada nos locais de trabalho dos participantes e incluirá questionário composto por dados de identificação e eventuais sintomas. Aos participantes está garantido sigilo e eles receberão orientações específicas em função do resultado do teste.