Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Transmissão de Covid-19 em BH volta a subir em dia de anúncio de flexibilização

Transmissão de Covid-19 em BH volta a subir em dia de anúncio de flexibilização

Enquanto índice RT sobe, ocupação de leitos de enfermarias e UTI segue caindo


Por Marcello Oliveira

No dia em que a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a reabertura da cidade, o nível de transmissão de Covid-19 teve ligeira alta. Já a ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em BH segue caindo, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Belo Horizonte no início da noite desta segunda-feira (19). A ocupação de enfermarias permanece em queda. Na terapia Intensiva a ocupação caiu de 86,9% na sexta-feira (16) para 81,1% nesta segunda-feira. Apesar da queda, o número permanece na zona vermelha, de alerta máximo. A ocupação nas enfermarias permanece no nível amarelo e em queda. Na última sexta estava em 63,5% e agora em 58,9%.

O índice RT, que mede o nível de transmissão por infectado na cidade, teve alta, mas está na zona verde pelo 15º dia seguido e subindo de 0,87, na última sexta-feira, para 0,90 hoje. Isso significa que cada grupo de 100 infectados, transmite o vírus para 90 pessoas. Segundo os epidemiologistas, se esse indicativo permanecer no nível verde por pelo menos duas semanas, considera-se que a transmissão do vírus está sob controle na cidade. Já estamos há 15 dias na zona verde do indicativo e nos próximos dias já devemos sentir o reflexo disso com menos novos casos, menos internações e, consequentemente, menos óbitos. O infectologista Carlos Starling, do comitê de enfrentamento da pandemia da PBH, informou que a variação de 0,87 para 0,90 não significa quase nada, pois trata-se apenas de uma precisão desnecessária e que o número é calculado com base nos últimos sete dias, então eles mudam a cada dia. “O importante é se manter abaixo de 1,0, se estivermos abaixo disso, estaremos sob controle”, disse o médico.

Uma preocupação neste momento é grande número de casos confirmados de Covid-19 e de óbitos pela doença. Nesta segunda foram contabilizados mais 2.041 novos casos em Belo Horizonte e 48 óbitos desde a última sexta feira. Esses números representam uma média diária de 680 casos diários e 16 mortes por dia nos últimos três dias.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais