98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. UFMG e CT-Vacinas estão desenvolvendo o 1º imunizante nacional contra a Covid-19

UFMG e CT-Vacinas estão desenvolvendo o 1º imunizante nacional contra a Covid-19

Produção nacional pode baratear custos do imunizante. Principal entrave para desenvolvimento é falta de investimento financeiro

Por Da redação - Saúde10/03/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O primeiro imunizante nacional contra a Covid-19 está sendo desenvolvido pelo Centro de Tecnologia em Vacinas (CT-Vacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto com outros estudos relevantes na mesma área de vacinas. 

O desenvolvimento do imunizante é feito em parceria firmada entre a UFMG, o governo de Minas Gerais e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 

Em entrevista ao Central 98 desta quarta-feira, a professora Ana Paula Fernandes, coordenadora do CT-Vacinas, disse que em uma estimativa otimista, a vacina pode ser disponibilizada no 2º semestre do ano que vem, mas é preciso que o imunizante demonstre segurança e eficácia nos testes.

"A maior parte das nossas vacinas são importadas e hoje isso se tornou um problema. Precisamos vencer essa barreira tecnológica", disse Fernandes.

Segundo ela, a fabricação nacional pode baratear os custos do imunizante. "Essa é uma alternativa. O domínio tecnológico é nosso. Não temos que pagar royalties e acesso ao conhecimento. Os insumos também são facilmente obtidos, produzidos aqui e disponibilizados para as doses que nós precisamos", diz.

Investimento financeiro é principal barreira

Segundo ela, o principal entrave é investimento financeiro no desenvolvimento da vacina.

"O principal problema é que a gente ainda não conseguiu que fosse disponibilizado pelo menos o recurso inicial para que a gente possa avançar para as próximas fases. É preciso de um montande de recurso adicional. A principal questão que está levando a um atraso no processo", disse.

Fernandes disse que os pesquisadores estão trabalhando em conjunto com equipes da Anvisa e da Funed para que todas as etapas de desenvolvimento sejam feitos dentro das exigências, evitando atrasos.

Confira a entrevista completa: