98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Vacina contra o novo coronavírus será testada em Minas

Vacina contra o novo coronavírus será testada em Minas

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) compõe o grupo de 12 centros brasileiros que conduzirão testes da fase 3, em humanos, da CoronaVac

Por João Henrique do Vale - Saúde06/07/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Os testes da fase 3, em humanos, da vacina CoronaVac, contra o novo coronavírus, começarão em 20 de julho. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo Governo de São Paulo. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) compõe o grupo de 12 centros brasileiros que conduzirão testes. Serão 9 mil voluntários, que devem ser profissionais de saúde, que receberão as doses, inclusive dentro do território mineiro.

Produzida pela biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech, o fármaco é considerado um dos mais promissores em todo o mundo. A empresa sediada em Pequim fornecerá as doses necessárias para a realização dos testes clínicos, que serão coordenados nacionalmente pelo Instituto Butantan, de São Paulo.

O objetivo dos ensaios, que deverão começar ainda neste mês, é avaliar a eficácia e a segurança da vacina. Os voluntários receberão as doses em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. 

Em Minas Gerais, o parceiro do Butantan é o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos (CPDF) do ICB. O coordenador do CPDF, professor Mauro Martins Teixeira, explica que a vacina vale-se de tecnologia já conhecida – com vírus purificado e inativado (morto). Sua eficácia é comprovada para outras doenças, como gripe comum, poliomielite, difteria e tétano, hepatite A e B, além de infecções meningocócicas e pneumocócicas conjugadas.