98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. 'Vamos sair dessa, mas não tão cedo', diz diretora brasileira da OMS

'Vamos sair dessa, mas não tão cedo', diz diretora brasileira da OMS

Diretora aponta que as populações devem estar preparadas para os próximos meses que se seguem, e também para futuros desafios

Por Da redação - Saúde30/03/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Diretora-adjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariangela Simão avalia que ainda há algum tempo da pandemia de covid-19 pela frente. "Vamos sair dessa, mas não tão cedo", resumiu. A diretora aponta que as populações devem estar preparadas para os próximos meses que se seguem, e também para futuros desafios, já que novas pandemias não são questão de "se, mas de quando". As declarações foram feitas em evento da OMS sobre o Brasil.

Simão afirmou que a OMS prepara protocolo para pandemias, assim como a organização já realizou sobre outras questões. Diretor-regional da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, concordou com a avaliação, apontando que "outras pandemias virão, não sabemos como e quando, mas é da natureza".

Entre as medidas, ambos destacaram a importância da cooperação internacional, com iniciativas como a Covax de vacinação, mas ressaltando que mecanismo de coordenação global precisam ser aprimorados, uma vez que a segurança de todos depende da erradicação das ameaças em todo o mundo. Reforçou de sistemas de proteção, de saúde, pesquisa e inovação foram outros temas abordados.

Barbosa afirmou ainda que a pandemia tem grande impacto econômico, e apontou que "podemos perder uma década na luta contra a pobreza na América Latina" por conta da recente crise.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.