Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Zema decreta lockdown nas regiões Triângulo Norte e Noroeste de Minas

Zema decreta lockdown nas regiões Triângulo Norte e Noroeste de Minas

Governo criou Onda Roxa no programa Minas Consciente, cuja adesão é obrigatória para as regiões nessa classificação. Por 15 dias, pessoas só poderão circular para serviços essenciais. Haverá ainda toque de recolher entre 20h e 5h


Por Fernando Motta

O governador de Minas Romeu Zema anunciou na tarde desta quarta-feira (3) a criação de uma onda mais restritiva no programa Minas Consciente. A chamada Onda Roxa impõe lockdown nas regiões Triângulo Norte e Noroeste de Minas.

A medida tem duração de 15 dias. Somente será permitida a circulação relacionada às atividades essenciais. Além disso, os municípios dessas regiões terão toque de recolher das 20h às 5h.

Estará proibida a circulação de pessoas sem máscara. Pessoas com sintomas de gripe só poderão circular se estiverem procurando atendimento médico.

A Onda Roxa proíbe ainda reuniões familiares de pessoas que não habitam a mesma residência. Eventos públicos e privados também estão proibidos.

Bares e restaurantes só podem atender via delivery. Haverá implantação de barreiras sanitárias.

"Temos que enfrentar o quase colapso no sistema de saúde que estamos vivendo. Nos últimos dias temos visto que em algumas determinadas regiões, caso a curva permaneça, teremos um colapso. Chegamos num ponto no Brasil que não há mais médicos para estar atendendo qualquer ampliação de UTIs que possa acontecer", disse o governador Romeu Zema.

Regiões em observação

Segundo Zema, as regiões Triângulo Sul, Norte e Leste do Sul, que estão na Onda Vermelha, estão sob observação e, se continuarem com uma crescente de casos, poderão entrar também na Onda Roxa.

Vacinas

Zema afirmou que se reuniu nessa terça-feira (2) com outros governadores em Brasília. Em conversas com a União Química, a farmacêutica disse que irá começar a produzir 8 milhões de doses por mês.

Segundo ele, o Ministério da Saúde prometeu a disponibilização de 80 milhões de doses para todo o Brasil até o fim do segundo bimestre.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais