Tecnologia

  1. Notícias
  2. Tecnologia
  3. 'Fake news tem causado problemas sociais muito graves', diz especialista

'Fake news tem causado problemas sociais muito graves', diz especialista

Jornalista e especialista em gerenciamento de crise e imagem, Flávia Presoti dá dicas sobre como detectar as notícias falsas


Por Lucas Rage

Em tempos de Covid-19, o mundo vive momentos de muita incerteza, informações desencontradas e muitas "fakes news". A jornalista e especialista em gerenciamento de crise e imagem, Flávia Presoti, participou do Central 98 na manhã desta segunda-feira (30) e ressaltou que as notícias falsas têm "causado problemas sociais muito graves".

Veja as dicas da jornalista de como detectar as "fake news" divulgadas e veja a entevista no fim da matéria:

1. Tenha senso crítico. 

2. Crie uma cultura de questionamento. 

3. Não leia só o título. Criadores de conteúdo falso na internet apelam para títulos chamativos. 

4. Leia tudo que está escrito para ver ser o título se confirma no texto. 

5. Verifique a credibilidade de quem te passou a informação.

6. Quem é o autor? A notícia foi assinada por quem? Foi assinada por um repórter? Verificar no portal, veículo e redes sociais do autor se aquela informação está sendo veiculada por ele como sendo dele. 

7. Não deixe de conferir nos veículos de comunicação oficiais se aquela notícia foi veiculada. 

8. Ligue para as redações e peça para falar com um responsável sobre aquela notícia veiculada. 

9. Cheque o endereço do site da notícia recebida. Algumas páginas tentam simular o endereço de um veículo importante alterando apenas uma letra, um número ou um símbolo gráfico. 

10. Observe se o texto contém erros ortográficos. As reportagens jornalísticas prezam pelo bom vocabulário e pelo uso correto das normas gramaticais. 

11- Mensagens falsas divulgadas pelo whatsapp tendem a apresentar escrita fora do padrão, com erros de português e muitos adjetivos. 

12- Verifique a data de publicação. Tem muitas notícias que são velhas e não falsas. 

13- Procure se informar com fontes oficiais: sites de órgãos oficiais como do governo, de imprensa, redes sociais de jornalistas de renome. 

14. Não espere que a notícia chegue em você. Faça a sua própria pesquisa em mais de uma fonte sempre. 

15. Não divulgue informações vindas apenas de rede social. Ao receber uma notícia de rede social, acompanhe o noticiário, podcasts de veículos de comunicação, rádios e busque sempre entender quem foi que te passou essa informação, se ela tem contato direto com a fonte oficial ou pesquisou antes de divulgar. 16. Atenção ao sensacionalismo. As fake news utilizam-se de palavras e frases que despertam emoções , trabalham a crença das pessoas. 

17. Memes, vídeos, manchetes com conteúdo que irá comover muito você. Duvide. São feitos para isso. Checar a informação é nosso papel! Ajude a combater notícias falsas. 


Colunistas

Carregando...


Saiba mais