Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. A cada hora, uma vítima de acidente de trânsito é atendida no Hospital João XXIII
Imagem: Fhemig/Divulgação

A cada hora, uma vítima de acidente de trânsito é atendida no Hospital João XXIII

Neste Maio Amarelo, a maior unidade hospitalar de urgência do estado aponta trajetória de crescimento das ocorrências com motociclistas


Por Agência Minas

No Hospital João XXIII, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), um dos maiores prontos-socorros do país, referência nacional na atenção ao politrauma, os acidentes de trânsito representam a maior parte dos atendimentos realizados.

No período de 2011 a 2020, 66.404 pessoas entraram no setor de politraumatizados da unidade hospitalar devido a esse tipo de ocorrência. A maioria (59,50%) pilotava uma motocicleta.

Em 2021, outras 7.211 pessoas foram atendidas, das quais 66,49% (4.795) eram motociclistas. Neste ano, já são mais de 2 mil entradas e os acidentes com motos seguem como o principal motivo (67,46%).

Jovens

Outro dado que chama a atenção é que um terço (32,09%) dos atendimentos realizados no HJXXIII, motivados pelos acidentes de trânsito, envolvem jovens com idades entre 20 e 30 anos.

O número reúne motociclistas, pedestres e condutores de automóveis de passeio.

Lei Seca

Daniela Fóscolo, cirurgiã do trauma e gerente médica do Complexo de Urgência e Emergência da Rede Fhemig conta que a única vez que percebeu uma diminuição do número de atendimentos a acidentes de trânsito no HJXXIII foi no início da “lei seca”, em 2008.

LEIA TAMBÉM: Blitz “espiral” da lei seca vai voltar a ser realizada em Minas Gerais; entenda

A percepção da médica é confirmada pelos dados do estudo “O impacto da Lei Seca sobre o beber e dirigir em Belo Horizonte” que mostrou que, no ano em que a “lei seca” passou a valer, houve queda de 50% no número de pessoas dirigindo com algum nível de álcool no organismo.

No entanto, desde então, os acidentes de trânsito seguem sua trajetória de crescimento.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais