Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Abertura de comportas de usina da Cemig deixa Divinópolis em alerta
Imagem: Prefeitura de Divinópolis / Divulgação

Abertura de comportas de usina da Cemig deixa Divinópolis em alerta

Prefeitura reforçou que a população ribeirinha deve deixar as suas casas imediatamente


Por João Henrique do Vale

Moradores de Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, estão em alerta por causa da abertura das comportas da Usina de Carmo do Cajuru, da Cemig. Devido aos dias seguidos de chuva, a medida será tomada pela Companhia. Com isso, haverá o aumento no volume de vazão na barragem. Por causa disso, a prefeitura alertou que a população ribeirinha deve deixar as suas casas.

Segundo a administração municipal, com a abertura das comportas o volume de água do Rio Pará aumenta e isso fará com que o escoamento da água do Rio Itapecerica diminua, pois, os dois rios sem encontram na região do Candelária.

De acordo com a Cemig, as chuvas dos últimos dias provocaram elevação das afluências ao reservatório (500 m³/s às 11h de 10/01/2022), com previsão de aumento ao longo do do dia e durante a terça-feira, podendo chegar a até 630 m³/s de média diária.

Com isso, segundo a Companhia,  será necessário ampliar a defluência da usina, atualmente no patamar de 310 m³/s. “Será feito um primeiro patamar de ampliação às 14:00 horas para 380 m³/s, ampliando gradativamente em seguida para até o patamar de 450 m³/s, que deve ser atingido até o final do dia. O reservatório continuará retendo parte do volume afluente, contribuindo para minimizar os efeitos das cheias para as cidades de jusante”, informou.

A Cemig afirma que está em contato permanente com as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil da região, além da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG).

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais