Carregando...

Cidades

Agentes das forças de segurança terão prioridade na vacinação contra a Covid-19

O pedido de inclusão da categoria foi feito pelo Governo Romeu Zema em reunião com o Comitê Gestor nacional de enfrentamento da pandemia da Covid-19

Por João Henrique do Vale

Os trabalhadores das forças de segurança serão incluídos no grupo prioritário para receber a vacina da Covid-19. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde por meio de nota técnica divulgada nesta quarta-feira. A inclusão foi solicitada pelo governador Romeu Zema (Novo) em reunião com o Comitê Gestor nacional de enfrentamento da pandemia na última semana. Professores também podem ser incluídos no Plano Nacional de Imunização

As próximas remessas de vacinas encaminhadas pelo Governo Federal aos Estados já terão doses separadas para os agentes de segurança. Dentro do grupo, haverá prioridade. Primeiro, serão imunizados os trabalhadores envolvidos no atendimento e transporte de pacientes, resgates e atendimento pré-hospitalar, ações de vacinação contra Covid-19, ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, o Ministério da Saúde deve, nos próximos dias, definir como será a vacinação. “A nota técnica define de forma suscinta. Sabemos que contempla as forças de segurança estaduais, municipais, e federais do estado. Então, aguardamos as definições mais objetivas para saber o número de profissionais a serem vacinados neste momento”, afirmou. 

Professores 

Na reunião feita com o Comitê Gestor nacional de enfrentamento da pandemia, na semana passada, Romeu Zema também pediu prioridade no calendário aos professores, além dos policiais. De acordo com Baccheretti, os educadores devem ser vacinados nos próximos meses. “O pleito também incluiu os professores e estamos aguardando uma nota técnica do Ministério da Saúde para saber quando serão vacinados”, disse. 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais