Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. ANM faz vistoria na Mina de Pau Branco onde dique transbordou
Imagem: Reprodução / Redes sociais

ANM faz vistoria na Mina de Pau Branco onde dique transbordou

Fiscais visitaram diversos empreendimentos nos últimos dias para verificar a segurança das estruturas após a chuva


Por João Henrique do Vale

Equipes da Agência Nacional de Mineração (ANM) estão na Mina de Pau Branco, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para uma fiscalização. No empreendimento, que pertence a Vallourec, houve o transbordamento, em 8 de janeiro, de um dique. O incidente provocou o fechamento da BR-040 e danos ambientais. 

A Polícia Federal afirmou que abriu inquérito para investigar as causas e a dinâmica do transbordamento do dique. “Desde a manhã de hoje, peritos da Polícia Federal estão acompanhando técnicos da Agência Nacional de Mineração (AMN) no local e avaliarão a dinâmica do incidente”, informou. 

A mineradora Vallourec foi multada em R$ 288 milhões pelo Governo de Minas em função do transbordamento.  A empresa foi notificada ainda a suspender, imediatamente, as atividades relacionadas à Pilha Cachoeirinha e ao Dique Lisa, até que sejam apresentados documentos que garantam a estabilidade das estruturas. 

Entre os impactos ambientais identificados, estão a degradação da paisagem e fragmentação de habitats, poluição de corpos hídricos, com o aumento dos sólidos em suspensão, além da potencial mortandade de peixes e supressão e degradação de habitats aquáticos e ripários.

Fiscalização 

Desde sexta-feira, uma série de ações estão sendo realizadas pela agência em barragens mineiras. A operação é para verificar as condições de segurança das estruturas após o grande volume de chuva que atingiu Minas Gerais nas últimas semanas.  

Colunistas

Carregando...


Saiba mais