Carregando...

Cidades

Imagem: Dnit/Divulgação

ANTT aprova edital de concessão das BRs 381 e 262 entre Minas e o Espírito Santo

A publicação do edital no Diário Oficial da União (DOU) deve ocorrer nesta quarta-feira (1º/9)

Por João Henrique do Vale

O leilão para a concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e o Espírito Santo, vai acontecer em 25 de novembro. A data foi confirmada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) após a aprovação do edital. A publicação no Diário Oficial da União (DOU) deve ocorrer nesta quarta-feira (1º/9). 

O projeto consiste na concessão de 686,10 km no trecho da BR-381, com início em Belo Horizonte, até o entroncamento com a BR-116, em Governador Valadares. E também no trecho da BR-262, entre o entroncamento com a BR-381, em João Monlevade, até a divisa entre MG/ES. Além do trecho da BR-262, entre a divisa ES/MG, até o entroncamento com a BR-101, em Viana.

Está previsto no edital a exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação e implantação de melhorias. O contrato terá duração de 30 anos, prorrogável por mais 5 anos.

O sistema BR-381/262 terá investimento de R$ 7,3 bilhões. Os recursos serão usados para melhorias e ampliação de capacidade. Além disso, outros R$ 4,7 bilhões serão destinados a serviços operacionais. 

O leilão 

O leilão está marcado para ocorrer em 25 de novembro, às 14h, na B3, em São Paulo (SP). A licitação será realizada na modalidade de concorrência (leilão), com participação internacional, a partir do novo critério de modelo híbrido, devendo a proponente apresentar o valor da tarifa básica de pedágio (deságio limitado a 15,57%) e maior outorga como critério de desempate, o qual poderá ser alterado em razão da realização da etapa de lances, se houver.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais