Carregando...

Cidades

Aplicação da segunda dose da CoronaVac é suspensa para todas as idades em BH

Prefeitura de Belo Horizonte recolheu todas as doses da vacina dos postos de saúde “por questões de segurança”

Por João Henrique do Vale

A vacinação com a CoronaVac em Belo Horizonte está suspensa para idosos de todas as idades. A informação foi confirmada pela prefeitura na tarde desta terça-feira. Segundo a administração municipal, todas as doses da vacina que ainda estavam nos postos de saúde, unidades extras e nos drives-trhu, foram recolhidas por “questões de segurança”.

A aplicação da segunda dose da vacina estava suspensa desde sexta-feira, para pessoas de 64 a 67 anos, por causa da falta de vacinas da Coronavac. A prefeitura afirma que seguiu orientação do Ministério da Saúde para aplicar todas as doses recebidas do Governo Federal para aplicação da primeira dose neste público. Porém, a entrega das doses produzidas pelo Instituto Butantan está com atraso, o que levou a capital mineira e outras cidades brasileiras a suspender a vacinação.

Nesta terça-feira, muitas pessoas acima de 67 anos procuraram os postos para receber a segunda dose da CoronaVac. Porém, acabaram surpreendidos com a falta do imunizante. De acordo com a prefeitura, as doses de CoronaVac foram recolhidas de todos os pontos de vacinação da cidade por questões de segurança.

“A Secretaria Municipal de Saúde tem em estoque aproximadamente 10 mil doses do imunizante e, tão logo a SMSA receba uma nova remessa, dará sequência à aplicação de segundas doses”, afirmou, por meio de nota. O público de 67 anos, pro exemplo, que deve ser imunizado, é formado por aproximadamente 26 mil pessoas. São necessárias mais de 16 mil doses para início da vacinação deste grupo. 

A administração municipal ressaltou que “é imprescindível que novas doses sejam entregues pelo Ministério da Saúde”. Por fim, ressaltou que a aplicação da segunda dose para além dos 28 dias não compromete a eficácia da vacina. 

Entrega de mais doses 

O Instituto Butantan prevê entregar mais doses para o Ministério da Saúde ainda nesta semana. “Na última sexta-feira (30/4) o Butantan completou mais um lote de 600 mil doses entregues à pasta federal, totalizando 42 milhões desde 17 de janeiro. Mais 5 milhões começam a ser entregues nesta semana”, afirmou. 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais