As empresas de ônibus de Belo Horizonte vão marcar uma reunião com a prefeitura para discutir o aumento no óleo diesel. As concessionárias se mostram preocupadas com o reajuste anunciado, nesta segunda-feira, pela Petrobras. Elas temem um colapso no transporte público.
A partir desta terça-feira, o preço do diesel será elevado para as distribuidoras. O preço médio do litro vai passar de R$ 4,51 para R$ 4,91, um aumento de 8,87%. Os preços da gasolina e do gás de cozinha não serão alterados.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), um dos pontos da discussão será o valor das passagens de ônibus, que não são reajustadas há quatro anos.
“A situação é de extrema gravidade principalmente em um contrato desequilibrado, com tarifas congeladas desde 2018, com inflação descontrolada, aumento de custos absurdos, queda no quantitativo de passageiros transportados e com receitas financeiras geradas pelo sistema muito abaixo dos custos de operação”, informou, por meio de nota.
Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que até às 14h30 não tinha recebido pedido de reunião.