Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Após alta do diesel, empresas de ônibus pedem reunião emergencial com a PBH
Imagem: Vander Bras / PBH

Após alta do diesel, empresas de ônibus pedem reunião emergencial com a PBH

Concessionárias temem colapso no transporte público com o aumento do valor do combustível


Por João Henrique do Vale

As empresas de ônibus de Belo Horizonte vão marcar uma reunião com a prefeitura para discutir o aumento no óleo diesel. As concessionárias se mostram preocupadas com o reajuste anunciado, nesta segunda-feira, pela Petrobras. Elas temem um colapso no transporte público

A partir desta terça-feira, o preço do diesel será elevado para as distribuidoras. O preço médio do litro vai passar de R$ 4,51 para R$ 4,91, um aumento de 8,87%. Os preços da gasolina e do gás de cozinha não serão alterados.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), um dos pontos da discussão será o valor das passagens de ônibus, que não são reajustadas há quatro anos. 

“A situação é de extrema gravidade principalmente em um contrato desequilibrado, com tarifas congeladas desde 2018, com inflação descontrolada, aumento de custos absurdos, queda no quantitativo de passageiros transportados e com receitas financeiras geradas pelo sistema muito abaixo dos custos de operação”, informou, por meio de nota. 

Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que até às 14h30 não tinha recebido pedido de reunião.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais