Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Após temporais, BH entra em alerta por causa do tempo seco
Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Após temporais, BH entra em alerta por causa do tempo seco

Capital mineira pode registrar índices de umidade abaixo de 30%, o que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS)


Por João Henrique do Vale

O calor voltou e deve continuar em Belo Horizonte. Junto a ele, uma outra preocupação: o tempo seco. Depois de sofrer com os temporais, a capital mineira deve ter umidade relativa do ar baixa nos próximos dias. A Defesa Civil Municipal alerta que os valores devem ficar próximos dos 30%, o que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os dias vão seguir quentes nos próximos dias. “Teremos dias com temperaturas máximas de 32°C com possibilidade de chuva durante a noite”, comentou. Nesta sexta-feira, a umidade relativa do ar ficou em 24% e a temperatura máxima foi de 32,4°C. 

A massa de ar seco deixa os índices de umidade relativa do ar inferior a 30%, no decorrer da tarde, até 18h de domingo (16). Para evitar danos à saúde, a Defesa Civil recomenda a hidratação durante todo o dia, a preferência por alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas, as frituras devem ser evitadas. 

É importante dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou uma bacia com água deve ser colocada no cômodo. As atividades físicas devem ser evitadas ao ar livre entre 10 e 17 horas. Os banhos com água quente também devem ser evitados para não potencializar o ressecamento da pele. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais