Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Barragem da Vale em Ouro Preto sobe para nível 2 de emergência após chuva
Imagem: Videodelivery

Barragem da Vale em Ouro Preto sobe para nível 2 de emergência após chuva

A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Mineração (ANM)


Por João Henrique do Vale

Mais uma barragem de minério em Minas Gerais subiu o nível de emergência. Desta vez, o alerta foi ligado no reservatório Área IX, na Mina da Fábrica, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. A estrutura saiu de nível 1 para o 2. Segundo a Agência Nacional de Meteorologia (ANM), o fator de segurança foi alterado devido ao grande volume de chuva que atingiu a comunidade. 

Em Minas, segundo dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), 28 barragens estão em nível 1, outras nove em nível 2, e três no nível 3. A classificação de nível 2 ocorre quando a barragem tem uma anomalia classificada como "não controlada" ou "não extinta", necessitando de novas inspeções. O nível 3 é decretado quando há o risco de "ruptura iminente ou que está ocorrendo".

De acordo com a ANM, a mudança no fator de segurança da Barragem Área IX aconteceu nesta quinta-feira. “As nossas equipes foram notificadas e aferiram que trata-se de uma elevação na medida do piezômetro (equipamento usado para medir pressões estáticas ou a compressibilidade dos líquidos), devido ao intenso volume de chuva”, afirmou. 

A agência esclareceu que não há pessoas para serem retiradas, pois a área de inundação já tinha sido evacuada. Esclareceu, ainda, que outras barragens do complexo seguem no mesmo nível. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais