Carregando...

Cidades

Belo Horizonte começa a vacinar pessoas com comorbidades; veja o calendário

A imunização deste público tem início nesta sexta-feira. Mais de 100 mil cadastros válidos foram recebidos pela administração municipal

Por João Henrique do Vale

As pessoas com comorbidades começam a ser vacinados a partir da próxima sexta-feira em Belo Horizonte. O calendário foi divulgado no início da noite desta quarta-feira pela prefeitura. A imunização será possível com a chegada de 50.310 mil doses da Pfizer e 71.405 de vacinas para a AstraZeneca. Ao todo, foram cadastradas 102.039 pessoas com doenças associadas e 12.221 de gestantes e puérperas. 

Na próxima sexta-feira, vão receber as doses pessoas com Síndrome de Down com idade entre 18 e 59 anos completos até 31 de maio; pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos completos até 31 de maio; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades a partir de 18 anos completos até 31 de maio; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) de 18 a 59 anos completos até 31 de maio. 

No dia seguinte, sábado, será a vez das pessoas com comorbidades de 59, 58 e 57 anos completos até 31 de maio. Na segunda-feira, a vacinação segue para moradores com comorbidades de 56 e 55 anos completos até 31 de maio. 

A vacinação vai acontecer em pontos fixos exclusivos, das 8h às 16h. Os endereços dos pontos de vacinação estão disponíveis no portal da Prefeitura.

Para ter acesso às vacinas, o morador deve ter preenchido o cadastro no site da prefeitura, e reunir documentos como exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica. Esses documentos devem conter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível, e ter sido emitido em até 12 meses antes da data do cadastro.

Todas as declarações apresentadas são de total responsabilidade da pessoa e de quem os emitiu. Além disso, o cadastro será enviado aos órgãos de controle externo e, em caso de informações inverídicas, ficarão sujeitos às responsabilizações administrativas, civis e penais aplicáveis.

Cadastro

As pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) não precisam se cadastrar. O cadastro de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas será reaberto assim que a Secretaria Municipal de Saúde receber informações de novas remessas para vacinar esses grupos.

Veja as orientações para a vacinação 

•     Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro;

•     Apresentar documento de identificação com foto;

•     Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte;

•     Ter preenchido cadastro para a vacinação, de forma válida, até 23h59 de 3 de maio;

•     Não ter recebido vacina contra a Covid-19;

•     Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias; 

•     Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais