Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Belo Horizonte tem novo reforço nas viagens de ônibus a partir desta terça-feira
Imagem: Vander Bras / PBH

Belo Horizonte tem novo reforço nas viagens de ônibus a partir desta terça-feira

Empresas afirmam que vão passar a realizar mais de 22,3 mil viagens por dia útil


Por João Henrique do Vale

A capital mineira inicia, nesta terça-feira, mais uma fase de melhorias no transporte público após o primeiro repasse do subsídio de R$ 237,5 milhões para as concessionárias. As empresas terão que aumentar para mais de 21,7 mil viagens em dias úteis. 

De acordo com Raul Lycurgo Leite, presidente executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), serão ofertadas mais viagens do que o previsto no acordo. 

“Teríamos que realizar 21.708 por dia. Teremos mais do que isso, a partir desta terça-feira serão mais de 22,3 mil por dia útil”, comentou. “Com a oferta de mais viagens por dia para a população, isso significa menos tempo de espera nas estações e nos pontos. E menos passageiros a bordo de cada coletivo”, completou. 

Desde o início das melhorias no transporte, que começaram em 12 de julho, a Prefeitura de Belo Horizonte recebeu 3.287 reclamações dos passageiros. A maioria delas por descumprimento dos horários, seguida pela superlotação, e insatisfação com o quadro de horários. 

Redução do tempo de viagem

O presidente do SetraBH afirma que outras mudanças devem acontecer na cidade para que as viagens fiquem mais rápidas. “É importante frisar que os ônibus utilizam as mesmas vias que os carros. Então, são impactados pelos congestionamentos, principalmente, em horários de pico. Precisamos, urgentemente, de vias exclusivas ou preferenciais para os coletivos nos horários de picos, ao menos, nas vias arteriais para podermos levar e trazer passageiros em um curto espaço de tempo. Não dá mais para os ônibus lutarem por espaço com carros nas vias”, disse. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais