Betim, na Grande BH, recebeu 688 chamados referentes às chuvas que atingem o município, desde sexta-feira (7).
Balanço da Superintendência Municipal de Defesa Civil divulgado nesta segunda-feira (10) aponta que os bairros mais afetados foram Citrolândia, Nossa Senhora de Fátima e Teresópolis.
Segundo o órgão, equipes foram acionadas em razão de alagamentos, deslizamentos, desmoronamentos, atendimentos às famílias afetadas e obstrução de vias. Até o momento, a cidade apresenta 15 vias com interdição completa ou parcial. Além disso, cinco abrigos já receberam 152 pessoas desalojadas.
Cidade fechada
Começa a valer, a partir de domingo (9), um decreto, assinado pelo prefeito de Betim, Vittorio Medioli, que suspende as atividades não essenciais na cidade. A medida vai valer até a próxima terça-feira (11).
O prefeito justificou, no texto do decreto, que as fortes chuvas que atingem a cidade e Região Metropolitana, causaram transtornos como destruição de estradas e bueiros, o que têm provocado alagamentos, colocando a população em risco.
Mediolli chegou a pedir, durante uma live realizada nas redes sociais, que as pessoas ficassem em casa. Ele disse ainda que o prazo do decreto pode ser estendido a partir de novas previsões do tempo e que uma nova avaliação será feita na segunda-feira (10). O chefe do executivo da cidade anunciou ainda que vai aumentar o valor do aluguel social, de R$450 para R$600.