Carregando...

Cidades

Imagem: Léo Fontes / 98 Live

BH bate recorde de calor e temperaturas seguem altas até o fim de semana

Nesta segunda-feira, os termômetros marcaram 34ºC na região da Pampulha

Por João Henrique do Vale

O calorão chegou com força em Belo Horizonte e região metropolitana. A capital mineira teve, pelo segundo dia consecutivo, a maior temperatura do ano. Nesta segunda-feira, os termômetros marcaram 35º C na Região da Pampulha, superando os 33,2ºC marcados no domingo. Na estação Santo Agostinho, o valor foi de 34,3°C, e na Estação Cercadinho, 32,3°C. O calor deve persistir até o próximo fim de semana em todas as regiões do estado. 

O aumento de temperatura impressionou no fim de semana. Entre sábado e domingo, a alta foi de aproximadamente cinco graus. “Teve uma intensificação da massa de ar seco no fim de semana. Então, ontem (domingo) tivemos temperaturas bastante elevadas aqui em Belo Horizonte e região metropolitana. Houve um aumento em torno de cinco graus entre sábado e domingo. Ontem, tivemos 33,2ºC, no Bairro Santo Agostinho, a maior temperatura do ano na capital”, afirmou a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Por volta das 15h, a capital mineira voltou a bater a marca do dia mais quente do ano. “Os termômetros ficaram na casa de 34ºC na Pampulha, batemos recorde de calor na capital”, disse a especialista. Um pequeno alívio será sentido a partir desta terça-feira. “Teremos o aumento do transporte de umidade para o interior do estado. Mesmo assim, os termômetros vão ficar na casa dos 30ºC em BH, e em 31ºC na Grande BH. E uma pequena melhora no tempo seco à tarde, com índices na casa de 30 e 35 %”, explicou Anete Fernandes. 

Calor no interior de Minas

As altas temperaturas também atingem os municípios do interior de Minas Gerais. Nesta terça-feira, os termômetros devem marcar valores próximos a 40°C em diferentes regiões. “Temperatura deve chegar a 39ºC no Triângulo, 38°C no Norte e Noroeste. Então, permanecem elevadas. E índices de umidade declinando para abaixo de 30% no feriado”, comentou a meteorologista. 

Segundo ela, na quarta-feira, a temperatura volta a subir e devemos ter uma onda de calor no estado. Ou seja, grande parte dos municípios com temperatura bem acima da média até do fim da semana. 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais