Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. BH começa a vacinar crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19
Imagem: Adão de Souza/PBH

BH começa a vacinar crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19

Nesta primeira etapa serão imunizadas crianças imunossuprimidas


Por João Henrique do Vale

Belo Horizonte começa, nesta sexta-feira, a vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19. Nesta primeira etapa, estão sendo imunizadas as pessoas imunossuprimidas desta faixa etária. As doses estão sendo aplicadas em postos de saúde específicos da cidade. 

A estimativa de público de 5 a 3 anos é de cerca de 90 mil crianças, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A faixa etária de 5 anos já foi convocada anteriormente para receber a Pfizer Pediátrica

As crianças de 3 e 4 anos serão imunizadas com a Coronavac. É o único imunizante liberado para esta faixa etária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O anúncio da vacinação foi feito nessa quinta-feira pelo prefeito Fuad Noman (PSD). O chefe do executivo municipal informou que as doses começam a ser aplicadas em crianças com sistema imunológico debilitado. “Boa notícia! Amanhã começaremos a vacinar crianças de 3 e 4 anos, com imunossupressão, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19! Vamos levar nossas crianças! Vacinas salvam vidas!”, disse. 

Veja a lista das pessoas que estão elegíveis para a vacinação

Imunodeficiências congênitas;      

Imunodeficiência Adquirida – HIV/aids;     

Imunodeficiências devido ao câncer ou à imunodepressão terapêutica;     

Transplantes de órgãos sólidos;    

Transplante de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea);     

Comunicantes suscetíveis imunodeprimidos de pacientes com doenças transmissíveis;    

Asplenia anatômica ou funcional, hemoglobinopatias, doenças de depósito e outras condições associadas à disfunção esplênica.   

Saiba quais documentos devem ser apresentados  

No momento da vacinação, será necessário apresentar comprovante da condição de saúde, tais como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado, em versão original.

As crianças devem comparecer aos pontos de vacinação acompanhadas dos pais ou responsáveis legais e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.     

Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização para vacinação devidamente preenchido e assinado.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais