Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. BH conclui 26 obras em encostas e prefeito promete 70 intervenções até outubro
Imagem: Déborah Lima / Rede 98

BH conclui 26 obras em encostas e prefeito promete 70 intervenções até outubro

Prefeito Fuad Noman visitou uma das obras na Vila Aparecida, na Região de Venda Nova


Por Déborah Lima

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu 26 das 200 obras de contenção de encostas anunciadas em junho deste ano. Além delas, 38 estão em andamento e a previsão é que, até outubro, 70 pontos críticos estejam seguros para o próximo período chuvoso.

Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (19) durante visita do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, à Vila Aparecida, no Bairro São João Batista, Região de Venda Nova.


O diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinicius, explicou que naquele espaço houve sinal de movimentação de encosta que poderia atingir as casas abaixo do barranco. “Fizemos um conjunto de contenções apoiado em tubulões, o que chamamos de atirantamento”, disse.

Além disso, a área também vai receber uma quadra para o lazer dos moradores da região, que tem cerca de 2.800 moradores. “Vamos promover o lazer para o pessoal aqui”, afirmou o prefeito. “Nosso objetivo é salvar toda comunidade de um eventual escorregamento de encosta”, acrescentou.

Segundo o prefeito, foi estimado o valor de R$ 1 milhão para a obra da Vila Aparecida. O montante para o Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico é de R$ 118 milhões. Segundo a prefeitura, esse programa deve beneficiar 245 mil pessoas que moram em áreas afetadas durante o período chuvoso. A previsão é de conclusão até o fim de 2023.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais