Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. BH confirma primeiro caso de varíola dos macacos
Imagem: Pixabay

BH confirma primeiro caso de varíola dos macacos


Por Déborah Lima e João Henrique do Vale

A Prefeitura de Belo Horizonte confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos. O caso foi notificado nesta quarta-feira (28) e confirmado laboratorialmente na tarde desta quarta (29) pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a PBH, trata-se de paciente do sexo masculino, 33 anos, que esteve na Europa no período entre 11 a 26 de junho. A investigação confirmou que se trata de caso importado.

O paciente está estável e em isolamento domiciliar. "Os contactantes estão sendo monitorados e, até o momento, não houve identificação de caso secundário", informou a PBH.

Casos em Minas Gerais

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, já foram notificados 12 casos suspeitos de Monkeypox no estado, dos quais oito foram descartados laboratorialmente. Atualmente há três casos em investigação e um foi confirmado laboratorialmente.

Com relação aos casos que ainda são suspeitos, não há histórico de deslocamentos ou viagens para o exterior. Dentre os contatos próximos, ainda não há nenhum caso sintomático. Apenas o caso confirmado do município de Belo Horizonte teve deslocamento para o exterior.

“Demais dados quanto aos casos não serão divulgados para preservar a privacidade e individualidade dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP)”, informou a SES-MG.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais