A Pampulha ganhou mais uma ferramenta para ampliar o alcance das suas atrações turísticas aos olhos do mundo.
Um aplicativo foi lançado nesta quinta-feira (05/12), pela Prefeitura de BH, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, contendo informações interativas de mais de 120 pontos turísticos no entorno da Lagoa da Pampulha. A plataforma faz parte das ações de comemoração dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha.
Chamada de Guia Pampulha, a ferramenta vai permitir que o público percorra a determinadas rotas de visitação 360º, utilizando de inteligência artificial e do uso de cores e ícones para propor uma experiência imersiva pelos espaços físicos. Além disso, o app reúne informações sobre a história, cultura, patrimônio, arquitetura, gastronomia e serviços de cada espaço ou local.
Para a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, a iniciativa visa a preservação da Pampulha como patrimônio da capital mineira, destacando seu uso como local de lazer, esporte, arte, paisagismo, arquitetura, urbanismo e preservação do meio ambiente.
"Esse lançamento é fundamental para conectar gerações ao legado da Pampulha. Como ele, visitantes e turistas terão acesso facilitado a esse patrimônio cultural, com informações sobre curiosidades do território, literalmente na palma da mão", explica.
O Conjunto Moderno da Pampulha, a Casa do Baile, a Igreja e o Museu de Arte da Pampulha, entre outros locais, foram incluídos, assim como projetos menos conhecidos do público, mas igualmente importantes do ponto de vista cultural, histórico e arquitetônico, como estátuas, mirantes e praças.