Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. BH pode ter até 100 milímetros de chuva até esta terça-feira, alerta Defesa Civil
Imagem: Defesa Civil / Divulgação

BH pode ter até 100 milímetros de chuva até esta terça-feira, alerta Defesa Civil

Somente nesta segunda-feira, regiões da cidade já tiveram quase 50 milímetros de precipitação


Por João Henrique do Vale

Moradores de Belo Horizonte devem ficar atentos. A chuva deve continuar na cidade até, ao menos, esta terça-feira. A Defesa Civil faz um alerta para a possibilidade de um acumulado de aproximadamente 100 milímetros. A precipitação deve ser acompanhada por raios e rajadas de vento em torno de 50 quilômetros por hora. 

Diante da instabilidade e da previsão de mais chuva para os próximos dias, o órgão também alerta para o risco de deslizamentos na cidade. 

Durante o temporal, a Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões. Os moradores não devem atravessar ruas alagadas e nem se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores. 

Em caso de ocorrências, o Corpo de Bombeiros, deve ser acionado no 193, ou a Defesa Civil, no 199.

Risco de deslizamentos

Os moradores devem ficar de olho em alguns sinais que podem indicar deslizamentos e desabamentos, como: trincas nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco e inclinação de árvores e postes. 

 A Defesa Civil recomenda que os moradores coloquem calhas no telhado das casas, consertem vazamentos em reservatórios e caixas-d'água, não joguem lixo ou entulho na encosta e não despejem esgoto nos barrancos.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais