Carregando...

Cidades

Imagem: Vander Bras / PBH

BH tem mais de 27 linhas de ônibus afetadas com suspensão de operação e empresa

Viação Transoeste alegou falta de óleo diesel para não colocar os ônibus para circular

Por João Henrique do Vale

Passageiros do transporte público de Belo Horizonte estão prejudicados nesta quinta-feira. A Viação Transoeste, responsável por operar 88 veículos do transporte coletivo interrompeu as atividades por tempo indeterminado. Com isso, 27 linhas estão sem circular (Veja a lista no fim da reportagem). O prefeito Alexandre Kalil (PSD) convocou uma reunião com os representantes das empresas para discutir o assunto nesta tarde. 

A suspensão da operação foi comunicada nessa quarta-feira pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH). “O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) lamenta informar a toda a população de Belo Horizonte, que duas empresas do Sistema de Transporte Coletivo da cidade entraram em colapso na tarde desta quarta-feira (12/01), por falta de óleo diesel em seus estoques e viabilidade financeira para contínua aquisição do insumo”, informou, por meio de nota. 

Além da Transoeste, outra empresa também pretende suspender as atividades no município nos próximos dias. Trata-se de uma companhia menor — que não teve o nome divulgado — pertencente ao Consórcio Pedro II. A concessionária opera 18 veículos no município, segundo o Setra-BH.

O Setra-BH voltou a questionar os valores pagos às concessionárias de ônibus da capital. Segundo o representante das empresas de ônibus, “a conta não fecha”. O valor das passagens foi tema de repetidos encontros entre o Setra e a Prefeitura de Belo Horizonte, em dezembro de 2021. As reuniões culminaram com a redução da passagem do transporte público em 20 centavos, com a PBH assumindo os valores referentes à gratuidade de passageiros.

Tribunal de Contas contesta 

O Ministério Público de Contas de Minas Gerais recomendou que a Câmara Municipal de Belo Horizonte rejeite o projeto que cria o Auxílio Transporte, elaborado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD). Um ofício foi encaminhado nessa quarta-feira à Casa. 

O procurador Glaysdson Soprani Massaria, que assina o documento, argumenta que "nos últimos dois anos, o Município de Belo Horizonte e as empresas concessionárias de transporte coletivo urbano têm firmado acordos extremamente benéficos aos interesses econômicos destas últimas, em detrimento do interesse público"

Massaria também alegou que a prefeitura não tem conhecimento do custo operacional do sistema de transporte. Citou a auditoria feita nas contas das empresas que foi denunciada na CPI da BHTrans. Os vereadores apontaram diversos equívocos nos trabalhos. 

O projeto de lei que institui o programa Auxílio Transporte de Belo Horizonte vai ser analisado pela comissão de Legislação e Justiça. A proposição é de autoria do Executivo Municipal. Ela propõe subsídios de R$ 1 mil em créditos de vale-transportes. O benefício seria de 10 parcelas mensais e consecutivas de R$ 100, para diferentes grupos. Como: famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, e mulheres que estejam sob medidas protetivas judiciais. 

No projeto, a prefeitura esclarece que a “concessão do Auxílio Transporte Belo Horizonte será por meio de saldos de créditos de vale-transporte adquiridos pelo Poder Executivo por intermédio de contratos ou de acordos judiciais homologados durante a situação de emergência em saúde pública provocada pela covid-19”

Saiba as linhas que deixaram de circular

-32 ESTACAO BARREIRO

- 35 ESTACAO BARREIRO/CENTRO

- 303 ESTACAO DIAMANTE / SANTA CECILIA VIA CASTANHEIRAS

- 304 ESTACAO DIAMANTE / JATOBA IV

- 305 ESTACAO DIAMANTE / MANGUEIRAS

- 308 ESTACAO BARREIRO / TIROL

- 309 ESTACAO DIAMANTE / BAIRRO PETROPOLIS

- 310 ESTACAO DIAMANTE / 3 E 4 SECAO

- 311 ESTACAO DIAMANTE / 3 E 4 SECAO

- 313 ESTACAO DIAMANTE / OLARIA

- 314 ESTACAO DIAMANTE/ESTACAO BARREIRO VIA SANTA HELENA

- 315 ESTACAO BARREIRO / BARREIRO

- 318 ESTACAO BARREIRO/JARDIM LIBERDADE VIA MILIONARIOS

- 319 VILA CEMIG/CONJ.ESPERANCA

- 325 ESTACAO BARREIRO / FLAVIO MARQUES LISBOA

- 329 ESTACAO BARREIRO / JATOBA

- 330 ESTACAO BARREIRO / INDEPENDENCIA

- 332 ESTACAO BARREIRO / MILIONARIOS - BONSUCESSO

- 335 ESTACAO BARREIRO / LINDEIA

- 336 HOSPITAL EDUARDO DE MENEZES / VILA BERNADETE

- 337 ESTACAO BARREIRO / ITAIPU

- 340 ESTACAO BARREIRO / VILA MANGUEIRAS

- 3029 REGINA / CENTRO

- 3055 ESTACAO BARREIRO/SAVASSI VIA BHSHOPPING

- 3250 ESTACAO DIAMANTE/BURITIS VIA PALMEIRAS

- 3350 EST.BARREIRO/EST.DIAMANTE

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais