Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. BH tem ônibus de graça nesta segunda-feira; entenda
Imagem: Movimento Tarifa Zero / Divulgação

BH tem ônibus de graça nesta segunda-feira; entenda

Linha 104 vai fazer trajeto no Centro da cidade sem a cobrança da tarifa


Por João Henrique do Vale

Belo Horizonte terá, nesta segunda-feira, ônibus gratuito que vai circular pelo Centro da cidade. A linha 104, que vai fazer o trajeto da Estação Lagoinha, passando pela Avenida Afonso Pena, até a Praça Milton Campos. Ela vai operar até às 11h. A ação é idealizada pelo Movimento Tarifa Zero. 

De acordo com a o coletivo, o ato, chamado de “Busona Tarifa Zero”, visa chamar a atenção para o possível aumento da tarifa que está sendo negociado pela Prefeitura de Belo Horizonte com empresários de ônibus. O Movimento cobra a participação dos usuários nas discussões do transporte público. 

O Tarifa Zero também questiona o descumprimento do contrato por parte das empresas de ônibus. Citam, por exemplo, o não cumprimento do quadro de horários, veículos de baixa qualidade, lotação dos coletivos, e a falta de punição por parte da administração municipal. 

“O Tarifa Zero BH ainda reforça a importância da quebra do atual contrato de concessão de transporte público de Belo Horizonte, que prevê reajustes automáticos da tarifa todo ano de acordo com índices de inflação e não conforme os custos de operação das empresas. Esse contrato gera distorções como a que ocorreu com a retirada dos cobradores: mesmo com um custo a menos em sua operação após a retirada, as companhias que operam o sistema ainda poderiam ter direito a um aumento na passagem”, afirmou, por meio de nota. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais