Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. BH tem outubro mais chuvoso dos últimos 11 anos e previsão de mais temporais
Imagem: ABR

BH tem outubro mais chuvoso dos últimos 11 anos e previsão de mais temporais

Pancadas de chuva devem atingir a cidade até, ao menos, a próxima quinta-feira


Por João Henrique do Vale

Belo Horizonte registra o outubro mais chuvoso desde 2010, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Somente nesses últimos 20 dias, a capital mineira recebeu o acumulado de 189 milímetros de chuva. E a instabilidade deve continuar. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta para pancadas de chuva até a próxima quinta-feira. 

Segundo o Inmet, nessa terça-feira a cidade teve o dia com o maior volume de chuva em outubro na estação Santo Agostinho. Foram 80,2 mm em 24 horas. Esse valor superou os 78,5 mm registrados em 22 de outubro de 2009. 

E as pancadas de chuva vão continuar. De acordo com a Defesa Civil, há a possibilidade de precipitações com acumulado entre 20 e 30 mm até 8h de quinta-feira. Elas podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50 quilômetros por hora. 

Durante o temporal, A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva. Os moradores não devem atravessar ruas alagadas e nem se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores. 

Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil. Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Em caso de ocorrências, devem acionar o Corpo de Bombeiros, no 193, ou a Defesa Civil, no 199.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais