Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. BH tem previsão de chuva nesta terça; cidade está em alerta para deslizamentos
Imagem: PBH / Divulgação

BH tem previsão de chuva nesta terça; cidade está em alerta para deslizamentos

Sequência de chuva aumenta o risco de deslizamentos por causa do solo encharcado


Por João Henrique do Vale

Depois de uma noite com temporais, os moradores de Belo Horizonte devem se preparar para mais um dia chuvosos. A previsão é de tempo instável nesta terça-feira. As pancadas de chuva podem ser acompanhadas de rajadas de ventos e pancadas de chuva. A Defesa Civil Municipal também alerta para o risco geológico. Devido a sequência de dias chuvosos, a capital pode ter deslizamentos. 

Segundo o órgão, a terça-feira será de céu encoberto a nublado com possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora. A previsão é que o acumulado fique entre 20 a 40 milímetros. A instabilidade deve seguir até a manhã desta quarta. Atenção também na temperatura, que terá um declínio ao longo do dia. A mínima registrada em BH foi de 16°C e a máxima estimada é de 22°C. 

Durante o temporal, A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva. Os moradores não devem atravessar ruas alagadas e nem se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores. 

Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil. Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Em caso de ocorrências, devem acionar o Corpo de Bombeiros, no 193, ou a Defesa Civil, no 199.

Risco de deslizamentos

Por causa da chuva nas últimas 24 horas e a tendência de tempo instável nos próximos dias, o risco geológico aumenta. Por causa da possibilidade de deslizamentos, a Defesa Civil emitiu um alerta para os moradores. A atenção deve ser redobrada nos sinais construtivos, principalmente, nas regiões da Pampulha, Norte, Nordeste, Noroeste, Leste, Oeste, Centro Sul e Barreiro.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais