Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Biofábrica Wolbachia para controle de arboviroses
Imagem: Raul Santana / Fiocruz

Biofábrica Wolbachia para controle de arboviroses

Em um primeiro momento, a fábrica vai atender 22 municípios da Bacia do Rio Paraopeba


Por João Henrique do Vale

Será inaugurada, nesta segunda-feira, a Biofábrica Wolbachia, no Bairro Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte. O espaço é mais uma aposta para o controle das arboviroses, como zika, dengue e chikungunya.

Em um primeiro momento, a fábrica vai atender 22 municípios da Bacia do Rio Paraopeba (Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Curvelo, Esmeraldas, Felixlândia, Florestal, Fortuna de Minas, Ibirité, Igarapé, Juatuba, Maravilhas, Mário Campos, Papagaios, Pará de Minas, Paraopeba, Pequi, Pompéu, São Joaquim de Bicas, São José da Varginha e Três Marias).

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 20 milhões nas obras. O recurso está previsto no Acordo Judicial firmado com a Vale, em razão dos danos provocados pelo rompimento da barragem na Mina do Córrego Feijão, em Brumadinho, 2019. A tragédia tirou 272 vidas.

A Vale terá a responsabilidade de construir, equipar e mobiliar a biofábrica, que será de propriedade do Estado de Minas Gerais. A empresa também é obrigada a custear o funcionamento da biofábrica por cinco anos, contados a partir da licença de operação e com valor previsto de cerca de R$ 57 milhões.

A inauguração da fábrica vai contar com a presença do governador Romeu Zema (Novo).

Colunistas

Carregando...


Saiba mais