Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Boeing estacionado em shopping de Contagem vai virar um museu de cera
Imagem: Só Marcas Auto Shopping /Divulgação

Boeing estacionado em shopping de Contagem vai virar um museu de cera

Avião estava no pátio do centro comercial e foi içado para o telhado, onde será pintado e transformado em um museu


Por Marcello Oliveira

O mistério chegou ao fim! Finalmente o avião que ficou por mais de seis anos no pátio do Só Marcas Auto Shopping, em Contagem, foi removido para o teto do prédio do centro comercial para ganhar uma utilidade: ele será um museu de cera, idealizado por Mário Valadares, o proprietário do shopping.

A manobra aconteceu no fim da noite de segunda-feira (24) e precisou ser utilizado um guindaste com capacidade de mais de 200 toneladas para içar a aeronave.

“A ideia é fazer um museu de cera com todas as personalidades que foram transportadas neste modelo de avião quando ele integrou a frota da Força Aérea Brasileira como avião presidencial”, explicou Valadares, em entrevista por telefone à Rede 98.

O avião é um Boeing 737-200 com capacidade para 120 passageiros fabricado no final da década de 1960 e que até 2005 voou pela Vasp. Após ser leiloada e trazida do Aeroporto de Guarulhos para Contagem, a aeronave trocou as cores da companhia aérea pela pintura do Apoio Mineiro, supermercado e que é inquilino do prédio onde o Boeing está estacionado. Nos próximos dias, o 737 ganhará uma pintura nova com o esquema original da Força Aérea Brasileira (FAB) representando a aeronave do mesmo modelo do Governo Federal que transportou autoridades brasileiras e estrangeiras, como o Papa João Paulo II e atendeu presidentes como Lula, Collor, Itamar Franco, Sarney , João Figueiredo entre outros. Ainda no governo Lula, os sucatinhas, como eram conhecidos os 737-200 da FAB foram substituídos pelos modernos jatos Embraer 190, que continuam na frota até hoje.

No ano passado, a administração do shopping tentou a transferência do avião  para outro shopping também de propriedade de Mário Valadares no bairro Belvedere, na região Centro-Sul de BH, mas não conseguiu autorização da prefeitura de Belo Horizonte.

O museu de cera será inaugurado em março, com o avião já revitalizado. No local, será contada a história do avião e das principais autoridades que usaram o 737-200. No interior, os bagageiros serão removidos para facilitar a locomoção no interior da aeronave e em apenas uma parte serão colocadas as poltronas na configuração original usada pela Vasp. O museu será aberto ao público, mas as personalidades confirmadas para ganhar uma estátua de cera será uma surpresa.

 Em outro shopping do grupo, também em Contagem, o Só Marcas Outlet, outra aeronave está estacionado. É um helicóptero militar americano utilizado na Guerra do Vietnã. O helicóptero foi comprado de uma pessoa no estado do Colorado, nos Estados Unidos, que havia arrematado a peça em um leilão com peças militares. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais