Carregando...

Cidades

Bombeiros localizam mais uma vítima de rompimento da barragem em Brumadinho

Informação foi confirmada pela corporação; ainda restam 10 desaparecidos da tragédia ocorrida em 2019

Por Marcello Oliveira

Foto: Corpo de Bombeiros de MG / Divulgação


O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou no início da noite desta quinta-feira (27) a localização de mais uma vítima do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. O anúncio foi feito pelo governador de Minas, Romeu Zema, pelas redes sociais e confirmado pelo Tenente Pedro Aihara do Corpo de Bombeiros. A identificação desta jóia, como carinhosamente os bombeiros se referem às vítimas desaparecidas, ocorreu após o dois anos e quatro meses da tragédia. Trata-se de localização realizada pelo CBMMG em janeiro deste ano, e que depois do trabalho desenvolvido pela Polícia Civil de Minas Gerais, foi identificado como Renato Eustáquio de Sousa, uma das 11 vítimas desaparecidas. 

Com essa identificação, o Corpo de Bombeiros e demais órgãos envolvidos contabilizam 260 vítimas identificadas, sendo que 10 permanecem desaparecidas. Um efetivo trabalho colaborativo entre os órgãos que permitem nesse dia que mais uma família encerre um ciclo de dor.

A tragédia de Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, deixando 270 mortos. Ainda estão desaparecidos 10 corpos. Na ocasião, o rompimento de uma barragem na mina Córrego do Feijão liberou uma avalanche de rejeitos que devastou estruturas da própria mina, comunidades e meio ambiente. A maior parte dos mortos era de trabalhadores da Vale, mineradora responsável pela estrutura, ou de empresas terceirizadas que ela contratava.


Atualmente, o CBMMG se prepara para a implementação da oitava fase de buscas, que contará com tecnologia para a aceleração do processo de vistoria de rejeito, doutrina advinda das análises dos especialistas bombeiros militares e que aumentará ainda mais a possibilidade de se localizar e identificar as 10 joias restantes.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais