Carregando...

Cidades

Imagem: Arquivo/Agência Brasil

Calorão de 35°C: BH pode bater novo recorde de temperatura nesta sexta-feira

A capital mineira também vai ficar em alerta por causa da baixa umidade relativa do ar

Por João Henrique do Vale

Moradores de Belo Horizonte podem se preparar para mais um dia de intenso calor. Os termômetros na capital mineira podem marcar 35°C durante a tarde. Se superar esse valor, o que é possível, um novo recorde de temperatura será batido na cidade. 

A maior temperatura do ano foi exatamente 35°C, registrados na última segunda-feira. “Teremos uma sexta-feira de muito calor com temperatura máxima de 35°C em BH. Podemos igualar e até bater esse recorde”, afirma o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

No final de semana, os moradores devem ter um alívio, mas o tempo seguirá quente. “A temperatura em BH deve ficar nas casas dos 32°C”, comentou o meteorologista. 

De acordo com o Inmet, as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo instável, principalmente, no Sul e Triângulo Mineiro em função da intensificação das áreas de instabilidade causadas pelo avanço de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste do Brasil.

Nas outras regiões do estado o ar seco continental mantém o tempo estável. 

Tempo seco preocupa 

A baixa umidade relativa do ar vai ficar baixa nesta sexta-feira em diferentes regiões de Minas Gerais. Em Belo Horizonte, os índices vão chegar próximos de 20%, o que é considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

No Norte e Noroeste mineiro, também podemos ter umidades baixíssimas, próximos de 10%. As temperaturas diurnas seguem elevadas em grande parte das regiões mineiras e faz calor da ordem de 38°C no Norte do estado.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais