Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Características das rochas já sinalizavam acidente, diz geólogo sobre Capitólio
Imagem: 98 LIVE

Características das rochas já sinalizavam acidente, diz geólogo sobre Capitólio

Antônio Pedrosa afirmou em entrevista ao Central 98 que algumas características já sinalizavam que acidentes poderiam acontecer na região


Por Marcello Oliveira

A tragédia nos cânions de Capitólio levantou muitas dúvidas sobre a segurança para os turistas no local em relação a estabilidade das rochas. 

Em entrevista ao programa Central 98, o geólogo Antônio Pedrosa Soares explicou o que pode ter levado a rocha ao colapso. “As fraturas naquelas rochas nesse tempo chuvoso vão ficando muito encharcadas e ao mesmo tempo o lençol de água subterrâneo tende a subir de tal forma que fraturas que entes eram fechadas, tendem a ficar mais abertas e com o encharcamento muito forte dentro das fraturas, a força de atrito da rocha  contra o paredão é vencido pelo peso da própria rocha”, explica o especialista. 

O geólogo evidência fatores que poderiam ter sido observados pelos locais e que indicariam um possível acidente. “As pessoas que trabalham ali diariamente com o turismo podem observar é que nesses paredões já locais de muita inclinação negativa desses blocos, inclinação para o lado da água e quanto mais trincas nessas rochas,  inclinadas, pior ainda”, diz. 

Sobre a comparação com o que ocorre nas geleiras, Pedrosa diz que é algo bastante inadequado. “O que acontece nas geleiras quando os grandes blocos se desprendem está relacionado com o degelo das geleiras, as geleiras também tem fraturas, mas lá acontece um processo que na região (Capitólio) não acontece é que a rocha da geleira derrete e o quartzito é resistente ao derretimento, à composição química”, afirma o geólogo.  

Para evitar outros acidentes, o geólogo sugere um mapeamento de risco geológico e localizar onde há locais vulneráveis para decidir se há recuperação ou se é melhor jogar no chão. 

Veja a entrevista completa!


Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais