Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. CDL-BH pede suspensão de programa que fecha ruas para lazer aos domingos
Imagem: Amira Hissa / PBH

CDL-BH pede suspensão de programa que fecha ruas para lazer aos domingos

Segundo a instituição, as vias interditadas atrapalham os comércios na região da Savassi


Por Victor Duarte

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) enviou um pedido à Prefeitura onde solicita a suspensão temporária do projeto 'BH é da Gente', programa recreativo que interdita o tráfego em vias da cidade para proporcionar locais de lazer à população. 

Segundo a CDL, as ruas fechadas prejudicam os comerciantes da região da Savassi, devido à interdição do cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, como aconteceu no último domingo (24). 

Ainda de acordo com a CDL, o local abriga o coração comercial da região e foi prejudicado pela impossibilidade de circulação dos consumidores. 

“Recebemos diversas fotos e vídeos dos empresários apreensivos com o baixo fluxo de pessoas e movimento. O fechamento gerou impactos negativos no comércio local, já que não gerou movimentação ou ocupação pela população e ainda restringiu a circulação e o acesso de consumidores aos estabelecimentos comerciais instalados no trecho afetado”, afirma o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva.

A instituição enviou um ofício ao secretário Municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado Júnior, um ofício "solicitando a suspensão do evento e uma reunião com os lojistas para que seja formatado um uso racional do espaço, onde a população possa usufruir das atrações de lazer sem prejudicar o comércio"

A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Belo Horizonte informou que recebeu o ofício e que o mesmo será respondido a tempo. A PBH informou ainda que não há possibilidade do projeto ser suspenso, já que "é um programa consolidado e que já reuniu mais de 150 mil pessoas desde então nos quatro núcleos (Savassi, Pedreira Prado Lopes e avenidas Silva Lobo e Guarapari), com atividades físicas , esportivas, culturais e de lazer aos domingos".

Sobre a conversa com os lojistas, a Prefeitura disse que vai se reunir com a categoria e que a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer "valoriza não apenas a interlocução com a comunidade, lideranças e entidades, como também sempre foi proativa no diálogo com todos os setores da sociedade".

BH é da Gente

Criado em 2017, o 'BH é da Gente' é um programa recreativo realizado aos domingos, das 9h às 13h, em quatro regiões da capital - Savassi (Centro-Sul), avenida Silva Lobo (Oeste), avenida Guarapari (Pampulha) e rua Araribá (Noroeste)

O objetivo do programa é promover a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre, assim como a convivência e a cidadania em vias e locais públicos, abrindo espaço para a ocupação urbana pela população e fomentando a apropriação do espaço público. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais