Mais da metade dos cerca de 80 mil estabelecimentos comerciais e residenciais inspecionados pela Cemig de janeiro a maio deste ano, na Região Metropolitana de BH (RMBH), apresentaram irregularidades na medição. Em todo o estado, foram encontradas aproximadamente 60 mil "gatos". Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela Cemig.
De 2023 até maio de 2024, a Cemig encontrou pouco mais de 200 mil gatos em um total de 500 mil inspeções. Os donos de imóveis que cometeram a irregularidade tiveram que ressarcir a Companhia em R$ 130 milhões.
No ano passado, segundo balanço da Cemig, a energia recuperada em mais de 378 mil serviços de inspeções foi de cerca de R$ 310 milhões. Já em termos de energia, nesses 17 meses, a correção dessas irregularidades, de acordo com a concessionária, representa uma recuperação de 440 GWh, o que equivale à produção de energia da Usina de Três Marias em dois meses e meio.
A companhia destaca que quando confirmadas as irregularidades, os responsáveis devem ressarcir a companhia em relação ao montante de energia consumida que não havia sido faturada, além de arcar com custos administrativos.