Carregando...

Cidades

Imagem: Arte: Cemig

Cemig volta atrás e adia abertura de comportas de Três Marias

Companhia havia decidido em abrir as comportas da represa para escoar a água, mas desistiu

Por Da Redação

A Cemig adiou a abertura das comportas da UHE Três Marias. A Companhia havia confirmado que abriria as comportas da represa para o escoamento da água, mas agora voltou atrás. Segundo a empresa, isso permitirá reduzir os impactos de inundação no trecho do Rio São Francisco até a cidade de Pirapora, reduzindo os efeitos de subida do nível que poderiam ser provocados pelo aumento de liberação do reservatório.

A Cemig diz que essa decisão, considerando dados atualizados, tem como prioridade a segurança da população da região. As ilhas fluviais do Rio São Francisco já foram evacuadas, pois são impactadas para vazões em patamares menores que os atuais.

A decisão também leva em conta a proteção da obra de restauração do Vapor Benjamim Guimarães, levando em consideração novas informações fornecidas pela Prefeitura de Pirapora.


Nesta terça-feira (11), o reservatório de Três Marias atinge 74,18% de volume útil, o que permite utilizar o volume vazio disponível para amortecer a cheia afluente que ainda ocorrerá ao longo da semana, armazenando o excedente no reservatório. Nestes próximos dias a vazão liberada seguirá em 850 m³/s, correspondente à geração máxima de energia elétrica, conforme capacidade instalada. A vazão recebida no reservatório já atinge 7.300 m³/s às 14:00 da presente terça-feira, com perspectiva de vazões superiores a 8.500 m³/s já na quarta-feira. Desta forma, o nível do reservatório seguirá em rápida elevação, mantendo a necessidade que a abertura das comportas ocorra assim que os afluentes do Rio São Francisco no trecho até Pirapora reduzam suas vazões.

As datas de abertura e as vazões que serão liberadas serão informadas nos próximos dias, conforme evolução das condições hidrometeorológicas do Rio São Francisco.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais