Foi inaugurado nesta quinta-feira (21/11), na Cidade Administrativa, Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), que vai reunir banco de dados de diferentes órgãos do Estado, com o objetivo de prever eventos climáticos extremos.
De acordo com o Governo do Estado, o novo complexo teve investimentos de R$ 12,5 milhões e, entre as tecnologias que integra, conta com um painel de monitoramento de dados em tempo real para fazer análises sobre situações de risco e desastres.
Para o governador Romeu Zema, a iniciativa vai contribuir para tornar Minas Gerais referência nacional na prevenção de desastres. "O Cindec vai fortalecer o apoio que a Defesa Civil Estadual presta aos municípios, uma vez que, a partir de agora, as prefeituras poderão acessar informações mais completas sobre ocorrências de desastres", disse o governador.
Ainda de acordo com o Governo, o trabalho vai propiciar que setores como os de infraestrutura, saúde e meio ambiente possam contribuir com informações em um único sistema, organizado pelo Centro de Inteligência.
“O período chuvoso coincide com o período de férias, e com um período de intensa movimentação das estradas. Muitas vezes, as estradas estão mais perigosas por estarem molhadas e escorregadias. Então, teremos um banco de dados do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado acoplado no Cindec. Fora isso, temos uma série de monitoramentos, que também servirão de base para cruzarmos essas análises”, afirmou o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Rezende.
O Cindec também estará disponível para acesso da população, gestores e especialistas, por meio de uma plataforma gratuita e online.